sexta-feira, 21 de maio de 2010

A importância da cor nos produtos do dia-a-dia

Há marcas e produtos do dia-a-dia a que associamos imediatamente uma ou mais cores. Por exemplo, podemos analisar o logótipo inicial da MacDonalds:



O amarelo e o vermelho não foram escolhidos ao caso! Segundo profissionais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o vermelho foi escolhido para atrair os clientes mas, sendo o MacDonalds uma cadeia de fast food (comida rápida), o amarelo berrante acaba por perturbá-los, de maneira a que comprem, comam, mas não permaneçam muito tempo no restaurante.

Mas há muitas outras marcas a que associamos cores específicas! Por exemplo, à Coca-Cola associamos imediatamente o vermelho, que até deu cor à roupa do Pai Natal!




Ou, mais recentemente, o vermelho da Vodafone, que também chama a atenção para este servidor de telemóveis:



E, com a mesma energia, o cor-de-laranja da Óptimos, sinónimo de modernidade:



Ou o amarelo tão característico da FNAC, associado às novas tecnologias:



O cinzento da Opel, uma cor desde sempre associado a produtos automóveis:



O cor-de-rosa forte da Hello Kity, sempre feminino e inocente:




O tão conhecido azul do Facebook, característico da Internet e de meios informáticos (e aplicado em muitos outros sites):



Mas no nosso dia-a-dia há muitos outros produtos, que não são marcas especificas, a que associamos uma cor.
Quando pensamos na série "The Simpsons", todos pensamos em amarelo bem forte:



E ao símbolo das farmácias associamos imediatamente o verde:

Sem comentários:

Enviar um comentário